Colectivo Fotograma 24

OFICINA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO E MOSTRA ITINERANTE DE CINEMA
de Joana Torgal, João Bastos e Rodolfo Pimenta

Multimédia

O Centro de Artes e Ofícios de Trás di Munti foi constituído, no âmbito de uma parceria entre a Oficinas do Convento e a Câmara Municipal da Vila do Tarrafal, para acolher e fomentar a produção de olaria tradicional na região. Desde aí, a intervenção da Oficinas do Convento no terreno tem-se baseado no acompanhamento técnico da produção oleira e na realização de actividades para crianças e jovens na Escola Primária de Trás di Munti.

Esta residência Artística levará o Colectivo Fotograma 24 – Joana Torgal, Rodolfo Pimenta e João Bastos – até à Escola Primária de Trás di Munti para, em colaboração com os professores, realizar uma oficina de Cinema de Animação com os alunos. Numa segunda fase, este Colectivo promoverá uma Mostra Itinerante de Cinema pela região, que exibirá a animação feita em oficina pelos alunos, assim como outros filmes seleccionados pelos residentes. Pretende aliar-se a produção multimédia, adaptada ao contexto local, a uma promoção de novas capacidades de aprendizagem, a partir da utilização de novas ferramentas de comunicação. Em suma, este projecto permitirá que crianças, assim como professores e outros jovens cabo-verdianos, conheçam e experienciem novas técnicas e metodologias de ensino que irão certamente reforçar as competências individuais e colectivas de cada um.

O Colectivo Fotograma 24 surgiu em 2000, pela importância da formação ao nível do audiovisual, enquanto complemento fundamental na formação de crianças e jovens. Tem como principal objectivo a partilha de conhecimento e a sensibilização para a linguagem cinematográfica, através da criação e realização de curtas-metragens. Este projecto tem obtido resultados extremamente positivos nos locais onde já decorreu, enquanto oficina/formação complementar, tendo mesmo sido premiado a nível nacional e internacional, em diversos festivais de cinema.

+info: www.photograma24.blogspot.com